segunda-feira, 19 de abril de 2010


Para a maioria, 19 de abril é apenas mais um dia comum, mas para os primeiros a morarem nessa terra chamada Brasil é um dia muito importante. Hoje é comemorado o dia do índio e foi em 19 de abril de 1940 que delegados indígenas se reuniram pela 1ª vez em assembléia no Congresso Interamericano. Todos os países da América foram convidados a participar dessa celebração. Reunidos em Patzcuaro (México), a assembléia aprovou, entre outras propostas, o estabelecimento do Dia do Índio pelos governos dos países americanos. Este dia seria dedicado ao estudo do problema do índio atual pelas diversas instituições de ensino.

Segundo fontes oficiais, o Brasil tem hoje cerca de 560 terras indígenas e aproximadamente 460 mil índios. São 206 povos (ou etnias), concentrados, em sua maioria - 70% do total -, numa parcela da Amazônia Legal que engloba seis Estados: Amazonas, Acre, Roraima, Rondônia, Mato Grosso e Pará. Além disso, a Funai (Fundação Nacional do Índio) também registra a existência de 40 povos isolados na Amazônia Ocidental.

Em densidade populacional, os seis maiores povos indígenas do Brasil são Guarani (30 mil), Ticuna (23 mil), Kaingang (20 mil), Macuxi (15 mil), Guajajara (10 mil), Yanomami (9.975).

Cabe a mim lembrar vocês a existência desse dia, já que para muitos só era lembrado na escolinha com canção de "musiquinhas" e pinturas no rosto.

Luísa Corrêa Peliello


Fonte: Museu do Índio / Funai e Folha de S.Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário